top of page

COMO ESCOLHER O TERRENO IDEAL EM 10 PASSOS



1-Observe bem a topografia do terreno

Existem 3 tipos de terreno: o terreno em ACLIVE (a rua é mais baixa do que o fundo do terreno), em DECLIVE (a rua é mais alta que o fundo do terreno) e o terreno PLANO ou QUASE PLANO.

Não confunda o terreno plano com o melhor tipo de terreno. O melhor terreno é aquele que mais combina com seu projeto. Existem casas maravilhosas em todos os tipos de terreno!

Tenha em mente qual o tipo de casa que quer construir e verifique qual tipo de topografia é o mais indicado para esse projeto.


2-Observe o tipo de solo

O ideal é que seja feito uma sondagem de solo antes de comprar um terreno. Se não for possível fazer essa sondagem, pergunte aos vizinhos como foi a construção da casa deles, e tire todas as dúvidas necessárias para não ter surpresas ao longo da construção.


3-Confira a posição do sol

Pode parecer besteira, mas construir uma casa onde o sol não está na posição correta pra ela, pode te trazer alguns problemas. Como por exemplo: construir uma área de lazer onde não receba sol em um período agradável, ou até mesmo não receba durante todo o dia.


4-Leve em consideração a vizinhança

Dê uma volta no bairro, pergunte aos vizinhos sobre as características daquele bairro. Busque ter a consciência se é um bairro movimentado ou quieto, se tem comércios próximos, se é uma área com muito congestionamento etc.


5-Verifique o tamanho do terreno

Pode acontecer de comprar o terreno, mas a casa planejada não caber nele. Muito disso pela falta de observação no tamanho do terreno. LEMBRE-SE: Existem normas de recuo, então ao seguir as normas, sua casa terá um tamanho menor que o terreno por inteiro.


6-Confira o zoneamento

Existem normas específicas para a zona onde está o seu terreno. Não se esqueça de ter o conhecimento de cada uma delas!


7-Vegetação

Preste atenção se o seu terreno tiver árvores, ou vegetações mais densas, e confira se ela pode ser retirada no momento da construção. Ou se preferir, integre essa vegetação a sua construção!


8-Infraestrutura do terreno

Asfalto, energia elétrica, água, esgoto, entre outros, são tópicos importantes a serem levados em consideração na busca do seu terreno ideal. Preste atenção na infraestrutura onde seu terreno está inserido, para que você tenha conhecimento do que será necessário na construção da sua casa.


9-Confira toda a documentação

Verifique se o terreno tem alguma hipoteca, se está alienado á algum banco, se está no nome exato do seu vendedor, verifique se tem escritura, matrícula entre outras coisas e com certeza se livre de uma possível dor de cabeça no futuro!


10-Contrate um profissional pra te acompanhar na compra do terreno

Como arquitetos, engenheiros, contadores, etc. Esses profissionais te auxiliarão em cada um desses tópicos citados, e te ajudarão a realizar o seu sonho!


Se você está em busca de construir a casa dos seus sonhos, entre em contato conosco e garantimos a satisfação de ver o seu sonho se realizar!




11 visualizações0 comentário

Comments


2023_04_17 - Inês - Fachada - Valinhos - Imagens 3d (3).jpg
bottom of page